sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Por que escrever?

Muitas das pessoas, que lêem meu blog devem se perguntar como uma garota sai de democracia para escrever sobre bilinguismo e logo depois querer divagar sobre a amizade.
Pois bem, antes de começar a falar da amizade, lhes tirarei da dúvida e me explicarei.

Meu primeiro blog, conforme já lhes contei, era apenas sobre o bilinguismo. Tenho tanto a falar a respeito, entretanto me vi meses a fio sem postar uma só linha. Não queria ter a obrigação de escrever sobre aquilo. Foi daí que cheguei a conclusão do que o escritor Mario Vargas Llosa descreve tão simplesmente:

"O escritor não escolhe seus temas: é escolhido por eles. Escreve sobre certos assuntos porque certas coisas se passaram com ele."

Atrever-me-ei a completar seu pensamento e dizer que o escritor escreve sobre suas vivências e também a observação da vivência dos outros.  Gosto de observar. Gosto de observar pessoas e imaginar "What makes them tick". Muitas vezes um simples comentário, faz surgir em minha mente milhões de coisas que gostaria de falar.
A admiração pelo diferente. A crítica sempre será uma forma de admiração. Admiração por fugir do padrão: absurdo demais, feio demais, errado demais; louco demais; perfeito demais.
O ser humano será sempre uma fonte inesgotável de assunto para qualquer autor. Sim, as pessoas não têm roteiro. As mais previsíveis das criaturas mostram-se, por inúmeras vezes, imprevisíveis. É daí que vem a inspiração.

Será que é muita presunção da minha parte incluir-me nessa categoria? Acho que não... Não estou qualificando que tipo de escritora sou.. :) Apenas que, ao digitar teorias ou idéias que até então só existiam em nível de pensamento, posso me incluir nesse termo... Se não, seria apenas uma pensadora. Certo?

Bem, voltemos ao porquê da escolha dos meus temas.
Pois bem, sinto que quando estou irritada, revoltada, indignada com algo, (infelizmente isso acontece com freqüência), as palavras fluem... Não sei de onde vêm, mas vêm!
Da mesma forma acontece com experiências muito positivas... Elas são inspiradoras. Ah! Agora entendi o papel das "musas" dos mais variados artistas... A INSPIRAÇÃO.

Ao falar sobre os mais variados assuntos, voltei mais uma vez a escrever sobre o bilinguismo.

Dito isto, agora poderão ficar imaginando os porquês dos meus temas. :) O que será que ela vivenciou que a fez escrever? Muito engraçado, essa conversa não terá fim.
Lembrarei-lhes apenas que, como pessoa observadora que sou, também escrevo e descrevo oque ACHO  se passar com outras pessoas. Espero nunca ter de morrer para escrever sobre a morte. Essa eu tenho certeza que nem poderia, não?

Uma vez explicado que não sou maluca por sair de um tópico para outro tão diferente. Escreverei meu próximo texto, sobre a amizade, que claro surgiu de alguma vivência positiva, pois, como todos sabem, é bom ter amigos!

Lana.M (Escritora edonista, só escreve oquê lhe dá prazer!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe das SUAS sinapses!!! :)

Ao leitor (a)

Obrigada por prestigiar meu blog.

Leia também meus posts anteriores. Todos os textos encontram-se divididos entre os MARCADORES na coluna à direita!

Comente, opine. Adoraremos ouvir o que você tem a dizer! :)

Lana M.