segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Champs Paulistanos

Champs Paulistanos

Hoje meu filho e eu fomos à Livraria Cultura na Galeria Nacional  em São Paulo. Saindo da livraria ele me perguntou se o Papai Noel que havíamos visto no caminho estava perto. Decidimos então, dar uma volta na Avenida Paulista, onde fica a galeria. O passeio me inspirou escrever esse texto.

Fora do nosso país, tiramos fotos de prédios modernos em Nova Iorque, curtimos ouvir um músico tocando um saxofone no metrô de Londres, observamos o tempo passar sentados à mesa de um Café na Champs Elisees em Paris. Pois bem! Temos tudo isso e muito mais em plena Avenida Paulista!

 Ao atravessarmos a avenida, já na frente da faixa de pedestre, ao lado do Shopping, um saxofonista tocava Hey Jude. Meu filho ficou encantado. Colocou moedas na maleta do saxofone do músico e continuamos nosso passeio. O tempo estava super agradável, estilo europeu.
Pessoas bem vestidas passaram por nós; umas estilosas, outras bem diferentes. Nada passou despercebido aos olhos de uma criança de três anos que não parava de observar, apontar e perguntar. Passei então a tentar ver tudo em nosso passeio através de seus olhos. Que delícia! Como é bom admirar o comum com olhos de quem nunca o viu!

A próxima maravilha foi sentarmos num canteiro, de aproximadamente uns 50 centímetros de altura, em frente a um banco que estava fechado, para "assistir" a skatistas darem um show com manobras e pulos por cima de hidrantes e grades.  Ficamos um bom pedaço de hora por lá, assistindo ao "show", observando as pessoas e vendo o tempo passar.

Continuamos o nosso passeio e os prédios a observar. Um casal de estrangeiros nos para e eu pratico meu inglês explicando-lhes o caminho ao shopping.  A decoração de natal está quase pronta, enchendo os olhos dos mais distraídos dos pedestres. A casa do papai Noel, na qual um banco se transformou, maravilhou meu filhinho que não parou de perguntar se aquele era o papai Noel de verdade. Sem máquina fotográfica, ponho meu celular a registrar o momento.  Nessa hora pensei: "Estamos na Champs Eliseé paulistana!". Digo-lhes sem exagero:  o passeio foi o máximo.

No nosso caminho de volta nos deparamos com uma estátua humana. Sabe aqueles artistas que se pintam de dourado e não se movem por nada? Dignos, em sua total falta e movimentos, de qualquer um guarda do palácio de Buckingham? Pois bem! Mais um ponto alto em nosso passeio e uma parada para o delírio de um par de olhinhos infantis. 
Para fazer jus a cidade e ao passeio, compramos uma camiseta digna de turistas entusiasmados com a frase EU AMO SP, numa feirinha de artesanato que encontramos em nosso caminho de volta ao estacionamento.

Andamos tanto de carro na cidade em que moramos que acabamos julgando comum, passeios e lugares que em países distantes adoraríamos pelo simples fato de estarmos lá! O incomum, o diferente, está lá. Só precisamos enxergar. Caso não saiba como, leve uma pessoinha com você, ele saberá.

Com certeza, existem outros passeios e locais que fogem do comum em nossa cidade.
Procuremos tais locais. Andemos mais a pé. Andemos de metrô. Tiremos mais fotos da bela cidade onde moramos. Quantas fotos você tem em sua cidade?

Há cariocas que moram no Rio de Janeiro e nunca foram ao Corcovado.
Soteropolitanos que nunca foram ao elevador Lacerda.
Recifenses que nunca foram à fabrica de Brennand.
Curitibanos que nunca foram ao jardim botânico. 

Exploremos mais nossa cidade. Podemos, assim como aconteceu conosco hoje, nos surpreender!

E na sua cidade? Onde é a sua Champs Eliseé?
Lana.M

2 comentários:

  1. Oi Lana,
    Vi que tinha um blog pelo FB e vim dar uma espiada... rs!!!
    Simplesmente AMEI o texto do passeio!!!!
    Essas nossas fofuras realmente conseguem ver o novo, diferente em tudo!!! Não é a tôa que nossa alegria está mesmo onde eles estão, não e´???
    COmo ficar stressada com as perguntas curiosas e olhos cheios de admiração.....
    Beijo nos dois!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruuuu!
    Pois é! Meu blog é minha terapia. Realmente escrevo o que quero aqui.. kkkk Deslumbres,experiências, "viajens" de pensamento e críticas.
    O passeio foi ótimo e resolvi dividir...
    Obrigada por prestigiar e deixar um recadinho...
    beijos
    Lana.M

    ResponderExcluir

Compartilhe das SUAS sinapses!!! :)

Ao leitor (a)

Obrigada por prestigiar meu blog.

Leia também meus posts anteriores. Todos os textos encontram-se divididos entre os MARCADORES na coluna à direita!

Comente, opine. Adoraremos ouvir o que você tem a dizer! :)

Lana M.