sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A amizade não se explica.

Se explica sim! Mas é CLARO que se explica.
"Meu Deus são tão diferentes... Como é que elas são amigas?"


Para ser sincera, nunca entendi onde mora a dúvida.
Para mim é tão óbvio: A amizade não precisa existir apenas entre duas pessoas que compartilham idéias ou ideais. Ela pode ser justamente baseada nas diferenças. Não dizem por ai que os opostos se atraem? Pois bem! Nesse conceito eu acredito. A admiração pelo o que o outro é, diz ou faz diferente de nós gera essa atração.

Triste porém como as diferenças podem também fazer a inveja crescer ao invés de uma bela amizade nascer. Quantos amigos já deixamos de ter?

A amizade se explica no momento em que pedimos ao nosso amigo tão calmo e centrado um conselho; ao nosso amigo extrovertido e maluco, companhia para não curtir uma fossa sozinho.
A amizade se explica no momento em que aconselhamos aquele amigo calmo e centrado, quando fazemos companhia ao extrovertido e maluco que está arrasado.

A amizade se explica ao nos serem úteis.
A amizade se explica em nos sentirmos úteis.
A amizade é, e sempre será, uma troca.
Se não há troca, sinto muito ser eu a lhe dizer: não é amizade.

A amizade faz bem. A amizade faz o bem.
A amizade faz o mal para fazer o bem.

Amizade é uma palavra com muitos significados. O que é ser amigo para voce? Aquele ou aquela que com voce tudo concorda? Ou aquele que discorda? 
Amigo é aquele que vai para a balada ou aquele que vira a noite numa empreitada? Ou um ou outro, ou os dois? 
Amigo verdadeiro pode gostar de quem não gosta de voce? Eis uma pergunta que é dificil responder. Mas gostaria de saber. Alguém se prontifica?

Dizem que a verdadeira amizade dá sem nada esperar em troca. Não sou assim. Talvez devesse ser.
Quando sou amiga, sou de verdade. Sou leal  e espero lealdade.

O que é ser amigo para você?

Há pessoas que passam por nossas vidas e deixam marcas. Somos o resultado da mistura dessas pessoas importantes, é o que diz o poema abaixo, que recebi há mais de 10 anos por email, cujo autor desconheço mas agradeço!




I have a list of folks I know,
All written in a book...
And every now and then
I go and take a look.
That is when I realize
These names...
They are a part
Not of the book they're written in...
But taken from the heart.
For each name stands for someone
Who has crossed my path sometime
And in that meeting they have become...
The reason and the rhyme.
Although it sounds fantastic,
For me to make this claim
I really am composed of
Each remembered name.
Although you're not aware
Of any special link


Just meeting you has shaped my life
... more than you could think.
So please don't think my greetings
As just a mere routine
your name was NOT...
Forgotten in between
For when I send a greeting
That is addressed to you
Its because you're on that list...
Of folks I'm indebted to.

Whether I have known you

For many days or few...
In some ways you have a part,
In shaping things I do.
I am but a total...
Of many folks I've met
You are one I would prefer..
Never to forget.
Thank you for being my friend

Nesse livrinho de pessoas especiais não escrevi tantos nomes, mas os poucos que escrevi, estão escritos a caneta, não se apagam com borracha.

Obrigada; Sandra, Aninha, Kita, Babi, tia Sandia, Priscila, Cleide, Alexandre, Patricia, Júlia... dentre alguma poucas outras mais.

Obrigada por ser meu amigo,
Lana.M

4 comentários:

  1. Bom.... (querendo me inspirar... rs).
    Como boa amiga concordo com a maioria das suas palavras, mas, você sabe, não concordo com algumas.
    Falando sério, acredito em boas amizades, acredito que amigos são para toda a vida, independente do tempo que não se veem. Acredito que amigo é aquele em que a gente confia e é aquele que sempre dá um jeito de estar por perto quando a gente precisa.
    Amigo é aquele que vibra com as nossas conquistas e respeita as diferenças. Aliás, as diferenças são maravilhosas e só nos fazem crescer.
    Mas de que é feita uma amizade???
    Não existe receita, existe afinidade. A amizade é construída, às vezes com uma conversa a gente já se sente tão próximo daquela pessoa, parece que já nos conhecemos há anos. Outras vezes é uma amizade de convivência diária, de cumplicidade.
    Você é a minha amiga que sempre está por perto. Foi tão importante quando você veio aqui quando Guga ia fazer as cirurgias, eu angustiada, preocupada.. Quando você se dedicou na 1ª comunhão de Júlia, no aníver cinema. Quando vc fica com as crianças, curte e insiste para eu deixá-los na sua casa para que eu saia à noite... E as conversas filosóficas por telefone...nooossa.. essas não tem preço, não é? Tudo isso e um mooonte de coisas que não dá para escrever aqui. Não tem espaço...
    Tantas coisas para falar... mas disso tudo, só preciso dizer. Você é uma grande amiga Lana!!!!
    Amo tuuu!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Paty. Obrigada pela participação leitora! kkkk

    Sim as diferenças são, na maioria das vezes, positivas numa amizade. A Única diferença que acho que não é positiva é a de diferenças na própria definição do que seja amizade pois as pessoas envolvidas estarão fadadas a se decepcionar.

    Como num relacionamento a dois. O marido é galinha e a esposa acredita na fidelidade.. Isso não pode ser considerado relacionamento saudável pois alguém estará se anulando, concorda?
    Esse tipo de relacionamento, quer seja ele amizade ou amor, eu fujo. Não dá para aceitar a diferença que nos faz mal. A vida é curta e para mim que acredito que nós só temos uma só, temos de vive-la da melhor maneira possível.
    Xô energia negativa!
    Não consigo gostar de quem não gosta de mim. Talvez quando eu for um ser mais elevado ou quem sabe em outra vida.. kkk

    Mas acho que é isso que vc falou adicionando ao final que tem de ser uma via de duas mãos. Não acredito em amizade unilateral. Essa relação deve ter um outro termo para defini-la.

    Ô mulher que não para de falar! kkk Mas essa sou eu, não? Não consigo discordar e não falar. Não consigo sentir e não me expressar. Isso pode afastar muita gente entretanto as que ficam sabem exatamente por que ficaram e quem eu sou.
    Não gosto de magoar quem gosta de mim e uma pessoa que fala demais por vezes o faz. Mas se percebo estar errada serei sempre a primeira a pedir desculpa. É como você falou, temos de respeitar o outro e quando não o faço, eu mesma me recrimino.

    E como já disse antes, vc está no meu livrinho especial!
    Você, Gustavo, Bruna,Arthur e Júlia são, na verdade, uma família inteira especial. Cinco pessoas iluminadas e que tinham de estar juntas formando uma família.
    Tenho muita sorte por ter cruzado o meu caminho com o de vocês.
    Obrigada também pela sua amizade.

    Lana M.

    ResponderExcluir
  3. Lana! Você também está em meu livrinho de amizades, escrita a caneta! amamos muuuuuuuuuuuuuuito voce viu? nao estou inspirada como voce e mamis, mas depois comento mais... hihi *-*
    ass: Julie, July, Ju, Júlia, como quizer (: hehe

    ResponderExcluir
  4. Eita July!!! Tive de escrever isso aqui duas vezes!! O comp deu pau! Bom mais eu nem preciso dizer que te adoooooro pois já disse isso no meu outro texto. Tenho uma admiração enooorme por vc! A gente se diverte muuito, né?
    Sempre que vc precisar estarei pronta para ajudar, ok princesa? Enquanto isso a gente se diverte rindo com a Dadá, ok?
    Bjos MIL
    Lana.M

    ResponderExcluir

Compartilhe das SUAS sinapses!!! :)

Ao leitor (a)

Obrigada por prestigiar meu blog.

Leia também meus posts anteriores. Todos os textos encontram-se divididos entre os MARCADORES na coluna à direita!

Comente, opine. Adoraremos ouvir o que você tem a dizer! :)

Lana M.