quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TERAPIA DO ELOGIO

Tudo no ser humano me fascina. Sempre achei, no mínimo, interessante, como as pessoas têm dificuldade em elogiar o próximo. Me pergunto por quê? Seria por achar que elogiar o amigo, o colega, isso o diminuiria? Ou seria aquele sentimento indesejado e muitas vezes incontrolável, que a maior parte dos seres humanos sentem ao reconhecer no outro algo que não se é ou não se tem?
Qualquer que seja a razão, eu digo-lhes: É besteira! O outro não deixará de ser ou ter porque você não o elogiou. Mas você sim, terá perdido a chance de fazer o bem ao outro: Quem não gosta de ouvir um elogio? Terá sido você a perder a chance de tornar-se uma pessoa melhor.

Eu sou do tipo que fala. Sou a primeira a reclamar, a chamar o gerente. Contudo também sou a primeira, se não a única, muitas vezes, a elogiar, a chamar o supervisor de alguém para congratular-lhe seu funcionário. Isso me parece justo. O que você acha? Como você pratica o elogiar?
Lana.M

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades,só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros. Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando, amigos, etc.


Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.


Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.


Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.


Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo, a boa dona de casa, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro, é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.


Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Arthur Nogueira, Psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe das SUAS sinapses!!! :)

Ao leitor (a)

Obrigada por prestigiar meu blog.

Leia também meus posts anteriores. Todos os textos encontram-se divididos entre os MARCADORES na coluna à direita!

Comente, opine. Adoraremos ouvir o que você tem a dizer! :)

Lana M.