Gostei do título do livro que acabo de ler da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva. Título esse que pego emprestado para falar desses perigosos seres sugadores de energia.
Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado
Comecei a ler o livro e adorei! Não consegui deixar de comentá-lo com amigos e familiares. Interessante que com a falta de conhecimento acabamos por achar o título extremamente forte e a formular a mais que errada suposição de que nada temos haver com o livro. A verdade é que é aí que mora o perigo... O termo psicopata é muito mais abrangente, como explica a psiquiatra, que apenas aquele ser "louco" que chega a matar sem dó nem piedade. O termo pode ser usado a pessoas que convivemos em nosso dia-a-dia e que jamais chegarão a matar alguém, entretanto se não os reconhecemos como tais, podem fazer e farão um enorme estrago em nossas vidas.
É difícil de identificar o psicopata, até os próprios psiquiatras têm dificuldade em definir o termo, entretanto o que acho interessante é saber, de repente, enxergar atitutudes psicopátas, para que possamos nos afastar de pessoas que assim nos tratem.
Como diz a escritora essas verdadeiras pessoas do mal, estão inflitradas em nossa sociedade. Podem estar disfarçadas de executivos de sucesso, líderes religiosos, empregadas domésticas dedicadas ou nossos melhores amigos.
Podem arruinar, famílias, empresas, provocar intrigas, destruir sonhos de maneira ardilosa e mesmo assim não serem reconhecidos como tais.
O pior é isso! Destroem o que passa em suas frentes e permanecem em nossas vidas por muito tempo ou uma vida inteira sem sequer serem descobertos ou diagnosticados. Sim, não são reconhecidos pois são charmosos, eloquentes, inteligentes, envolventes e sedutores, não costumam levantar a menor suspeita de quem realmente são.
A autora explica que existem vários níveis de psicopata e vários termos para descreve-los: sociopatas, personalidades antisociais, personalidades pscicopáticas e assim vai... O intereressante é saber identifica-los independente do nível ou nome que dermos para podermos nos afastar!
Ouço muito aquela voz no fundo da minha mente que esta sempre a me dizer: "cuidado!" "cuidado com tal pessoa". Sabe quando sentimos que tem algo errado mas não conseguimos colocar o dedo exatamente no quê? Então as pessoas dizem "voce está paranóica, uma pessoa tão alegre, tão do "bem" não pode ser do "mal". Pois, digo-lhes: Ouçam seus terceiros e quartos sentidos e afastem-se.
O "mal" existe como diz a escritora Gloria perez. Assistimos na TV crimes cometidos por pessoas que tínhamos como "normais" e dizemos - "nossa mas ele/ela, parecia uma pessoa tão boa, o que será que aconteceu?"- Lembram-se do caso na Suzanne Von Hichtofen? Pois bem! um garota saudável, com tudo para ser feliz... planeja e executa um plano que matou os próprios pais! O "mal" existe, o "mal" existe, concordo com a novelista.
É óbvio que não vamos sair por aí a generalizar atitudes e a classificar a todos como psicopatas. Todos nós podemos em momentos de nossas vidas magoar ou insultar o próximo. Esses deslizes a que estamos sujeitos em nossa jornada não nos faz psicopatas.
Um belo dia nosso senso ético no fará refletir sobre nossa conduta e ela recriminar ou então o remorso nos perseguirá por muito tempo. O psicopata, não. Ele não tem a capacidade de sentir remorso. a pessoa de má índole faz o mal sem nehum vestígio de arrependimento.
Seres que vampirizam nossas almas...
A autora dá algumas dicas das características das quais devemos fugir, independentemente de quem possui-las poder ser ou não caracterizar-se psicopata:
Inveja
Sede de poder
Gosta de se fazer de coitadinho
Egocentrismo
Megalomania
Ausencia de empatia
Mentirosos
Trapaceadores
Manipuladores
Impulsivos
Gostam de viver "no fio da navalha" - procuram sempre por excitação.
Falta de responsabilidade
Problemas comportamentais precoces
Bom, fico por aqui recomendando a leitura do livro, e mais uma vez dizendo: - afastem-se das pessoas que trazem essa energia no mínimo "estranha". Sabe aquela pessoas que diante de uma notícia boa sua, conseguem te fazer sair da mais pura felicidade à um estado de dúvida ou até mesmo tristeza? FUJA! CORRA! ESCONDA-SE! :) Faça qualquer coisa, mas não deixe que se alimentem de sua alma!
Carpe Diem!
Lana Medeiros
Mentes Perigosas - Ana beatriz Barbosa Silva - Ed. Objetiva, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe das SUAS sinapses!!! :)