Filosofemos um pouco: O que é o nada? Algo vazio? Ou cheio de tudo oposto que compõe o TUDO?
Não, não enlouqueci. Apenas me peguei a pensar no assunto quando vejo o quão pouco as pessoas opinam, contribuem com idéias em tudo na vida. Meu Deus do céu! Será que nada as toca?
Sabe aquele dia que você chega a um conhecido e diz que passou num concurso público e ele nada comenta? O que queria, na verdade, dizer se tivesse a coragem? " Que Mer%@!"
"Coitado vai ser funcionário público" ou talvez "Por que ele passou e eu não?" "Como é que um idiota desses passa" ou seria: "Parabéns"? Bem, se a última opção estiver correta, seu conhecido estará correndo o sério risco de ser mal-interpretado! Alguém aí concorda? :)
O silêncio diante da morte. (Esse exemplo todos devem concordar que fala de um silêncio cheio de palavras, certo?)
A mudez perante a injustiça.
A ausência de comentário após uma notícia.
O que faz uma pessoa ler um texto e não verbalizar sua opinião ou apenas dizer que leu? O silêncio está, sim, cheio de palavras, engana-se quem acredita no contrário. O grande perigo que o mudo de pensamentos corre é ser mal-interpretado. Sim, pois caberá ao escritor avaliar cada caso. Não gostou? Não tem opinião alguma a respeito? Ou pior, gostou? Ora, por que não falou? Não estou sugerindo que nos transformemos em um daqueles "SEM NOÇÃO" do meu outro texto*, não, longe disso. Mas estou , na verdade, dizendo que a total falta de palavras, pode, sim, nos transformar num Sr. Lunga do silêncio.
Talvez esse total vácuo de idéias e palavras seja apenas reflexo dos tempos individualistas em que vivemos. Não dividimos nem palavras. É cada um por sí.
Essa total apatia está até diante de pessoas passando fome nas ruas ou pedintes no semáforo. Esse último me fazendo lembrar de que quando ouço algum tipo de comentário a respeito, é para indagar porque tais pessoas não vão arrumar um emprego. Bem, ao menos essa pessoa não deixará margem de dúvida do que pensa a respeito do assunto. Poderemos a partir daí decidir-mos como proceder diante de tal pessoa e de tal valores. Poderemos criticar a idéia pelo o que ela é e não pelo o que achávamos que fosse. Muito mais justo com as idéias e pessoas envolvidas.
Onde vamos parar convivendo com pessoas sem opinião, sem fala. Pensando bem será que vamos a algum lugar?
Emotion is the blood of the Spirit, the true life's blood of humankind, Preserve it by keeping it flowing, not trapped in thought-bubbles- Autor desconhecido
Diga NÃO ao silêncio. O que você acha a respeito? Não me deixe entendê-lo errado, participe. :)
Lana.M
* http://minhas-sinapses.blogspot.com/2010/10/pessoas-sem-nocao.html
Duas opinioes sobre o SILENCIO:
ResponderExcluir1) Nao entendo qdo entro numa sala de aula e pergunto "e ai, garotada...o q fizeram no fds?" ou "o que acham disso?" "o que pretendem fazer nas ferias?"...sei la, e eles nao reagem???!! Nao dizem nada, a nao ser "study, teacher." Sera PREGUICA ate de falar??? E outra: sera que essas sao as MESMAS pessoas q 'postam' enloquecidamente nas redes virtuais?? Como eh q de repente surgem OPINIOES?? Isso eh intrigante;
2) Infelizmente, no nosso dia-a-dia de dialogos, as pessoas costumam falar o que voce quer ouvir, e nao o q realmente pensam. Sera isso falha deles ou NOSSA? Por que sera q estamos todos tao vulneraveis (sensiveis?) a opiniao verdadeira? Muitos brasileiros (em maioria, alunos) me dizem q "Americano eh sincero "demais"" E questiono: ue, mas isso nao eh bom?? Sera que nao estamos maduros para ouvir certas colocacoes, e por isso os outros optam pelo SILENCIO??
Culpa sua, Lana...kkk :) La vou eu me adentrando na filosofia tambem. To adorando 'filosofar' contigo. Mto interessante as suas Sinapses! PARABENS!! :)
Pois é Lúcia.
ResponderExcluirOs adolescentes sentem-se bem mais a vontade à frente de um monito. Essa nova geração está realmente perdendo a habilidade da fala, do questionar do opinar. Tomara que, como vc disse, eles pelo menos se expressem em blogs... Quanto ao motivo pelo qual as pessoas preferem se manter em silêncio... jamais saberemos e é aí que digo que mora o perigo.
Os que argumentam e melhor sabem se expressar, desde a Grécia antiga prosperam e estão geralmente no poder. A nossa história política é um belo exemplo disso.
Filosofia nessa juventude! Filosofia para as pessoas que temem ou não querem opinar. Opinar para quê?
Sem a crítica e a dúvida jamais sairemos do lugar. Jamais mudaremos.
Dá uma olhada nessa matéria da revista época, sobre o anhamos mais espaço porque algumas chatas ou loucas, assim rotuladas por alguns da época ousaram quebrar paradígmas!
http://super.abril.com.br/ciencia/onde-estao-mulheres-super-608567.shtml
Beijos. Obrigada por sua participação!Sempre bom ouvir a opinião e a vivência de pessoas inteligentes.